sexta-feira, 2 de maio de 2008

Como escolher??




Quando tirei a carta de condução e decidi comprar um carro, foi me feito um ultimato pelo senhor meu pai, qualquer coisa do género: " Queres um carro? Então arranja um namorado pra cuidar dele, ou então aprende mecânica, porque eu não vou resolver os problemas do teu carro."
Ora bem, como achei que o saber não ocupa lugar, e um namorado era muito "dispendioso", passados 4 anos sobre este episódio considero me uma das poucas mulheres que se pode orgulhar de saber alguma coisinha de mecânica.
Assim num dos meus momentos de reflexão entre eu e o meu "bolinhas" (nome carinhoso pelo qual designo a minha viatura) comecei a aperceber me que para escolher um homem podemos seguir o mesmo sistema de lógica que usamos para escolher um carro... Como?? Passo a explicar enumerando em pontos:


1)- Verificar o interior. Nunca nos podemos deixar iludir pelo design.


2)- Verificar o ano. Os muito novos precisam de rodagem, e os que têm muita rodagem além de ficarem com os "vícios" do dono anterior, costumam dar problemas e têm de ir constantemente ao mecânico.

3)- Se é estável. Se não abana muito quando se depara com curvas.


4)- Se obedece com facilidade. Se é fácil de manobrar ou demora muito a responder.


5)- É muito importante verificar a manete das mudanças e caixa de velocidades. Deve ser robusta, e ter em atenção se engata com facilidade ou costuma emperrar.


6)- Cuidado se beber demais.

7)- É de evitar os muito barulhentos, ou que emitem ruídos desagradáveis. Como roncos de motor ou tubo de escape roto e/ou desregulado.


8)- O motor tem de manter uma temperatura constante, não pode aquecer rapidamente, ou percorrer pequenas distâncias e morrer.


9)- Fazer sempre um Test-drive antes de finalizar o negócio.


Antes de comprar o carro confiram a garantia do mesmo, se este der problemas ou surpresas desagradáveis nos primeiros tempos é só devolver ou trocar por um bem melhor....

Estas são as minhas regras de ouro que partilho com todos vocês...

5 comentários:

FATifer disse...

Hum… excelente conjunto de regras mas pergunto-te quantas pessoas (incluindo tu) as seguirão à risca no momento da escolha?... posso dizer-te que, no meu caso, tenho plena consciência que, embora possa tentar dizer-te que o faço, não o faço realmente … sei que avalio, quase que inconscientemente, um conjunto de características mas acabo por ir sempre pela paixão … ok eu não compro carros eu é mais motas (como o outro era bolos) mas seria incapaz de comprar uma mota que não gostasse de ver, por mais características técnicas fabulosas que tivesse… acredito que em quase tudo na vida é assim, raras são as compras que fazemos baseados puramente nas características, pelo contrário, acho que usamos o conjunto de características que vemos para nos convencermos, a nós e aos outros, que estamos a fazer uma boa escolha… e quantas vezes resistimos até conseguirmos reconhecer que a escolha afinal não foi assim tão boa?... mas gostei do teu texto, gostei de tentares convencer-nos que és muito racional e que usas regras ;) … eu também sou racional (talvez um dos seres mais racionais que alguma vez poderias conhecer) mas as minhas escolhas são feitas por paixão, disso não tenho dúvidas!

Beijinho,
FATifer

crazy_girl disse...

Fatifer:

Ai as paixões, aquelas que acabam sempre por nos dar umas valentes dores de cabeça... Quer seja por um carro, ou por um homem lindíssimo as paixões costumam acabar... E quase sempre muito mal...Criamos expectativas e ilusões que não correspondem à realidade, não vou dizer que não me deixe arrebatar de quando em vez, mas já não com a mesma frequência de outros tempos...
Actualmente tento racionalizar, e não passa disso, um tentar que muitas vezes não é concretizado... E por aí evito muitas desilusões...
Custa me ser racional mas por vezes é o melhor para nós próprios...

Bjokas

Anónimo disse...

Duas palavras..BRU-TAL!!

estes saberes têm mesmo d sr partilhados..obrigado desde ja =P

crazy_girl disse...

Mafaldinha:

Este foi um daqueles momentos inspiradores, (maluqueira) ao volante do bolinhas... E não me perdi nem nada... lol

Bjokas grandes miúda...

Afrodite disse...

Eheheheh adorei e olha que concordo a 100%.

Os meus pais queriam um menino mas nasci eu...então desde cedo que preferi ver o meu pai a tratar do carrito em vez de ver a minha mãe cozinhar. Se aprendi...bem...depressa esqueci, sempre achei mais vantajoso pedir a uma alma caridosa masculina que me ajude sempre que preciso...só naquela de já que somos gajas e que eles não acham bem a igualdade, olha, que se lixem e sujem as mãos que eu não me importo nada :).

Abreijos :)